Pará Truck Pará de Minas
Distribuição de peças para caminhões e ônibus
Compre pelo telefone: (37) 3232-2711

Qualidade de vida para caminhoneiros

Publicado em: 01 Nov 2018

Categoria(s): Setor de Autopeças

Permanecer sentado por longos períodos pode causar vários prejuízos à saúde. Além das conhecidas dores musculares, também pode ocasionar inchaço nas pernas, problemas na coluna, tensão e LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Por isso, motoristas e caminhoneiros devem criar um hábito de se exercitar antes de começar a jornada de trabalho e fazer pequenas pausas durante as viagens para poder alongar o corpo e evitar os danos citados anteriormente.  

Alguns alongamentos podem proporcionar grandes benefícios para o bem estar físico desses profissionais e gerar mais conforto, rendimento e segurança na viagem. Antes de começar é importante frisar que os alongamentos devem ser feitos com movimentos lentos, sem tencionar o músculo e respeitando os limites do seu corpo. Respirar profundamente e devagar também é fundamental para auxiliar o relaxamento muscular. Conheça alguns alongamentos simples e coloque já em prática: 

COLUNA LOMBAR

Sentado, flexione os joelhos, segure e traga de encontro ao peito e permaneça durante 30 a 60 segundos.  

PESCOÇO

Puxe a cabeça para o lado esquerdo com a mão esquerda até sentir uma leve pressão na lateral do pescoço, faça o mesmo com o lado direito. Mantenha-se por 15 segundos em cada posição. 

OMBROS

Faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás sempre lentamente, com duração de 10 séries para frente e 10 para trás.  

BRAÇOS

Pressione o cotovelo direito com os braços estendidos em direção ao corpo (em cima do peito) e mantenha a cabeça em cima do ombro direito, faça o mesmo com o lado esquerdo. Permaneça assim por 15 segundos de cada lado.  

COSTAS

Entrelace os dedos e estenda os braços para frente com a palma da mão para fora e curve lentamente as costas, permanecendo por 10 a 15 segundos nessa posição.  

COLUNA CERVICAL

Coloque as mãos entrelaçadas atrás da cabeça e pressione para baixo, encostando o queixo no peito, permaneça por 15 segundos.  

PEITORAL

Coloque os braços para trás do corpo, cruze os dedos e pressione o tórax levemente para frente, sentindo alongar o peito, permaneça nessa posição por 15 segundos.  

← Publicação anterior
Próxima publicação →