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Como fazer rodízio de pneus

Publicado em: 29 Mar 2019

Categoria(s): Setor de Autopeças

O rodízio de pneus é uma das principais medidas de manutenção, contribuindo decisivamente para o prolongamento da vida útil do pneu. Quando efetuado nos intervalos de tempo recomendados, a inversão de posição entre os pneus que rodam nos eixos dianteiro e traseiro dos veículos traz inúmeros benefícios como: manter uniforme o desgaste dos pneus, proporcionar melhor estabilidade (especialmente em curvas e freadas) e também melhorar o desempenho global do veículo. 

 

Porque fazer o rodízio? 

 

Ao longo do tempo, os pneus sofrem diferentes esforços e por isso acabam apresentando desgastes não uniformes. O rodízio deve ser adotado com o objetivo de  amenizar ou de equalizar essas diferenças.  

 

Em um carro com tração dianteira, por exemplo, os pneus dianteiros têm as funções de acelerar, frear e esterçar o veículo e por isso, sofrem desgaste maior do que os pneus do eixo traseiro. Assim, o rodízio é feito invertendo-se a posição dos pares dianteiros e traseiros (os traseiros são colocados na frente e os dianteiros atrás). No caso de carros de tração traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para trás de forma cruzada. Veículos com tração nas quatro rodas têm o “X” como padrão do rodízio: o pneu esquerdo traseiro é substituído pelo direito dianteiro e o pneu direito traseiro pelo esquerdo dianteiro. Utilitários, modelos esportivos e de luxo, devem seguir o padrão informado no manual do proprietário. 

 

De quanto em quanto tempo devo fazer o rodízio de pneus? 

 
É recomendável que o rodízio seja efetuado a cada 5.000 ou 10.000 km, mesmo que os pneus não apresentem sinais de desgaste. Ele também deve ser feito se o usuário perceber alguma diferença na uniformidade do desgaste da banda de rodagem. É imprescindível que seja mantida a posição correta de montagem dos pneus (devido a possível assimetria dos desenhos da banda de rodagem), além de seus respectivos sentidos de giro (desenho unidirecional). 

O rodízio deve ser entendido pelo proprietário do veículo como um procedimento preventivo e não corretivo 

 


É importante se ter consciência de que o rodízio dos pneus não consegue por si só corrigir os problemas de desgastes causados por partes mecânicas avariadas ou pelo uso dos pneus com pressões diferentes das ideais para determinada operação do veículo. 

 

Conteúdo reproduzido de: www.conti.com.br/ligeiros/sobrepneus 

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